História dos Drones: do início aos dias de hoje.

História dos Drones

A história dos drones lembra muito o surgimento da Internet.

Podemos imaginar o mundo antes da internet, as grandes navegações, a forma como eram enviadas as cartas cartográficas e os mapas.

Sabemos que assim que começou a globalização, as distâncias encurtaram-se e uma revolução começou.

Assim como a popularização dos drones irá revolucionar o mundo que conhecemos.

História dos Drones

Inicialmente ambos possuíam funções militares, e com o tempo tornaram-se acessíveis e ganharam mais adeptos.

Não apenas tornaram-se populares e passaram a fazer parte do dia-a-dia da população do mundo todo, como também causaram um revolução.

 Os VANTs (veículos aéreos não tripulados) eram usados para reconhecimento de terrenos, permitindo uma visão aérea. Já serviram como apoio, e meio, de ataques e espionagem; até para enviar mensagens.

Surgiram por volta dos anos 60, mas foi durante os anos 80 que começaram a chamar atenção, por conta de seus usos militares.

A grande vantagem em seu uso durante os anos 80, era a possibilidade de efetuar ações, que muitas vezes eram perigosas, sem necessariamente colocar uma vida em risco.

Pois quem estivesse controlando estaria distante do drone, e o pior que poderia acontecer é o abatimento do objeto no ar.

O que pouca gente sabe sobre a história dos drones é que ela tem por inspiração uma BOMBA.

A popularmente conhecida buzz bomb, assim chamada por conta do barulho que fazia enquanto voava, foi desenvolvida pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de sua simplicidade, o que a tornava alvo fácil em abates e interceptações, por voar apenas em linha reta e com velocidade constante, obteve um sucesso considerável.

Embora não haja um número exato sobre o número de feridos e mortos pelas bombas, pode-se concluir que é um valor grande uma vez que foram lançadas mais de 1.000 bombas V-1.

A V-1, conhecida como buzz bomb, não foi a única bomba do gênero criada. Alguns anos mais tarde, ainda no decorrer da Segunda Grande Guerra, foi criada a V-2.

Mas a grande revolução foi no primeiro momento em que uma bomba com aquelas características surgiu: a V-1, que inspirou a história dos drones e toda a sua evolução deste então.

Com a sua popularização, assim como ocorreu com a internet, o seu uso torna-se constante e faz total diferença na vida das pessoas.

Diariamente surgem diversas notícias sobre os drones, como, por exemplo:

  • Quando um drone fez com que um jogo de futebol fosse interrompido;
  • Houve o caso memorável em que drones foram usados na construção civil para levantar uma ponte;
  • Também quando um VANT assustou os visitantes de uma praia nudista;
  • E até a entrada de grandes empresas, como é o caso da Samsung, neste ramo.

Como durante os protestos de 2013, nos quais a Folha utilizou um drone para fazer imagens épicas (vídeo abaixo).

E como o caso noticiado da pizzaria que entregou uma pizza de pepperoni com um drone, e foi parar na mira da ANAC.

 

Definindo o que é um drone.

Frequentemente as pessoas escutam o termo pela primeira vez e se perguntam: o que é um drone?

Um drone é um veículo aéreo, mas diferentemente de aviões e helicópteros, não são tripulados. São controlados remotamente e, muitas vezes, equipados com câmeras de alta qualidade.

Foram utilizados por um tempo como brinquedo, uma evolução dos aeromodelos. Hoje há um grande e crescente mercado profissional para os pilotos.

O processo de popularização dos veículos aéreos não tripulados é recente, e a imagem abaixo comprova:

A imagem acima foi obtida por meio do Google Trends, e mostra a popularização dos drones no decorrer do tempo.

Em azul há o número de pesquisas pelo termo “drones” e em vermelho o número de pesquisas sobre os veículos aéreos não tripulados.

Como é possível até 2010 quase não haviam pesquisas no buscador sobre os drones, e deste então o seu crescimento foi notável.

Ao usarmos algumas ferramentas e filtrarmos os dados disponibilizados pelo Google, obtemos algumas informações interessantes sobre o Brasil, o mundo e os drones:

  • O Brasil é o país que mais pesquisa por drones da América Latina;
  • Os três primeiros colocados no mundo, em número de pesquisas pelo termo “drones” é, em ordem decrescente: França, Noruega e Holanda;
  • Os Estados Unidos aparecem logo após a Holanda, com cerca de 7 pontos a menos (em relação ao terceiro colocado);
  • Nenhum estado do sudeste brasileiro aparece entre os 10 maiores que pesquisam sobre drones;
  • E os três primeiros colocados do Brasil são, em ordem decrescente: Distrito Federal, Roraima e Tocantins.

Isto nos dá uma noção de como a popularização dos drones, embora tenha se mostrado crescendo exponencialmente, ainda há muito espaço.

A evolução tecnológica permite que hoje quem deseja ser um piloto controle o seu drone diretamente do celular ou tablet.

 

Alguns modelos inclusive podem ser controlados por meio do acelerômetro do smartphone. O que torna a experiência mais imersiva.

Usos dos Drones

Como era de se esperar, com o desenrolar da história dos drones, eles se espalharam e hoje estão sendo usados em vários lugares.

Os primeiros modelos eram utilizados apenas para fazer imagens, e vídeos, mas estão cada vez mais resistentes, autônomos e fortes.

A Amazon já conseguiu uma liberação dos EUA para fazer entregas usando drones.

O Facebook anunciou o seu projeto de levar internet às residências usando drones.

E cada vez mais novas usos para eles aparecem, os mais comuns, atualmente, são:

  • Imagens: No acidente em Fukushima, no Japão, foi utilizado um T-Hawk (modelo de um drone) para conseguir imagens dos reatores danificados.Conseguindo as fotografias e filmagens sem nenhum risco, por conta da radiação, a qualquer pessoa.E mais comumente, os drones, vêm sendo usados em imagens de casamentos, cobertura em eventos esportivos e em casos como os dos protestos em São Paulo.Algumas pessoas até substituem o pau de selfie para tirar fotos usando drones.

    T-Hawk e uma foto de Fukushima feita por ele

 

  • Monitoramento e vigilância: Há uma promessa das autoridades brasileiras sobre a utilização de drones no monitoramento dos Jogos Olímpicos de 2016.O objetivo é garantir a segurança e possibilitar uma vigilância mais efetiva.
  • Monitoramento de furacões: Um grupo de cientistas da Flórida criou um pequeno drone para que seja lançado em direção aos furacões.Como ele é resistente, obter-se-á várias informações sobre os furacões, incluindo a direção que está tomando e a sua velocidade.Podendo assim evitar grandes desastres e evacuar áreas de risco.
  • Imagens submersas: Um modelo curioso de drone é o OpenRov.Ele permite a criação de imagens em tempo real do fundo do mar. Podendo alcançar pontos que o ser humano ainda não havia alcançado, catalogando novas espécies e desbravando mistérios.
  • Uso militar: O seu primeiro uso continua até hoje.Não é incomum vermos notícias, ou a presença de drones em filmes, mostrando a ação deles.Fazendo imagens do campo de batalha, vendo a movimentação dos inimigos, ou até mesmo participando de bombardeios.
  • Ajuda às pessoas necessitadas: Com a possibilidade de chegar em locais hostis, os drones também vêm sendo utilizados em várias operações emergenciais.Como entregas de alimentos e, até mesmo, remédios, em locais isolados e de difícil acesso.Já foram feitas imagens de drones efetuando entregas na África, podendo salvar várias pessoas.
  • Resgate: Este ano (2015) foi noticiado o surgimento do Gimball, drone ganhador da competição Drones for Good (“Drones para o Bem”, em uma tradução direta).Ele é todo revestido com uma “gaiola”, que permite que ele esquive de obstáculos durante o vooInspirado nos insetos, possui sensor de temperatura, GPS, câmeras e alta resistência, permitindo a sua utilização em salvamentos.

Podemos ver que a história dos drones não acabou.

Ela está ocorrendo agora, neste exato momento. E cada vez mais os drones ganharão espaço e mudarão nossas vidas.

Como muitos pesquisadores defendem: a história não é estática. Ela é construída a cada dia, e com os drones não é diferente.

Achou interessante a história dos drones? Você pode fazer parte desta revolução, basta seguir o nosso guia passo-a-passo para comprar um drone.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *